A Defesa Civil de Barueri, órgão da Secretaria dos Assuntos de Segurança, já monitora os dados gerados por três pluviômetros automáticos que foram instalados em pontos estratégicos da cidade.
Inseridos nos bairros Jardim São Luiz, Parque Imperial e Bairro dos Altos, os aparelhos registram dados contínuos sobre chuva e enviam em tempo real (por meio de um chip telefônico) ao Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal.
Cada instrumento é composto por uma plataforma de coleta de dados, baterias automaticamente carregadas por um painel solar e o pluviômetro. As informações geradas são utilizadas para análise e emissão de alertas de risco de enchentes, inundações, enxurradas e deslizamentos.
De acordo com o classe distinta (CD) da Defesa Civil, Moisés Rocha, “os dados gerados pelos pluviômetros auxiliam a Defesa Civil na tomada de ações preventivas no que diz respeito à previsibilidade de eventuais desastres naturais, ocasionados por precipitações”.
A ação integra o projeto federal "Pluviômetros Automáticos" que visa ampliar a rede de monitoramento pluviométrico, auxiliando na previsão de desastres naturais e reduzindo os danos socioeconômicos e ambientais.
A parceria firmada com o Governo Federal tem custo zero para a Prefeitura de Barueri e a expectativa é que em breve a cidade seja contemplada com outros três aparelhos.
As informações geradas pelos pluviômetros são disponibilizadas em http://www.cemaden.gov.br/mapainterativo/.
Fonte: Facebook - Guarda Civil Municipal de Barueri-Oficial
Ed Blog GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE BARUERI:
Jornalista Cristovão MARINHEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário